domingo, 17 de abril de 2016

Financiamento da Caixa Econômica Federal - CEF SBPE

Voltando para o blog, e com diversas notícias e dicas!!!

Relembrando a nossa história, que compramos uma casa financiada em 2011, e compramos um terreno em diversas parcelas em 2013 para investimento.

Como financeiramente para mim que sou professora estava aparecendo muitas oportunidades na nossa cidade que é onde compramos o terreno decidimos vender a casa, que ficava em Ribeirão Preto, no final de 2014. 

Realizamos o anúncio em dezembro de 2014, e foi concretizada a venda em março de 2015. E com o dinheiro quitamos o financiamento da casa, e houve lucro para quitar o terreno e ainda uma reserva. No final de 2014 fizemos a instalação da água e luz no terreno, e construímos o muro. 

Assim que recebemos o dinheiro em março/2015 quitamos o terreno, e pagamos toda a documentação para a escritura do terreno, a construtora do lote acabou enrolando um pouco para a emissão dos papeis de quitação, mas no cartório demorou uns 15 dias.

Infelizmente, tivemos o azar de conversar com um correspondente bancário que não entendia nada do financiamento do SBPE. A decisão por esse tipo de financiamento foi para não pegar diversos empréstimos para a construção, e já conseguir um valor maior para ter uma casa bem construída em menor tempo, ao invés de utilizar recursos próprios que ia demorar muito tempo.

Nossa primeira raiva foi quando toda a documentação estava pronta, tanto o projeto que estava liberado pela Prefeitura como a escritura, e o correspondente em julho disse que não poderíamos entrar com a documentação, pois nossa conta era de Ribeirão Preto. Daí conseguimos abri essa conta salário somente em agosto, e o gerente mencionou que não podia solicitar o financiamento, pois a conta era recente, e necessitava de pelo menos 3 meses.

Aguardei o tempo, e voltamos no correspondente "enrolado", e novamente me pediu as documentações, e depois de 15 dias pediu as documentações tudo novamente, e daí acabei indo em outra.

Levei os documentos pessoais, do terreno, e fizemos a simulação, e depois disse que era para pegar a planilha com o arquiteto. Daí ela montou a documentação , e em janeiro me deu uma guia para pagar o engenheiro, e está aprovado desde fevereiro, e o governo não estava liberando o dinheiro para novos contratos, e no dia 23 de março assinamos o contrato, e tive que pagar uma taxa de R$2220,00, e tenho que averbar o contrato no cartório, e deve ficar um R$2050,00.

2 comentários:

  1. Oi Amanda, tudo bem?
    Estou num dilema, estou iniciando o planejamento para construção da nossa tão sonhada casa...
    Mas não tenho todo recurso, preciso vender meu apartamento para construir.. E para comprar o terreno estamos na dúvida se entramos em um financiamento pela caixa ou fazemos um consórcio depois que tivermos pelo menos 50% do valor para dar o lance.
    A ansiedade é muita, não sei se conseguiremos aguardar 2 anos pra começar a construir!!!

    https://planejandonossaconstrucao.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Imagino o seu dilema...também passamos por isso ...Tínhamos a nossa casa em Ribeirão Preto, e um terreno que compramos quando saiu um loteamento, e lembro que a vista não era caro, mas financiamos, e já estávamos pagando uma parcela absurda. Sinceramente se eu fosse você não entraria em consórcio para construção, eu entrei em um, e não consegui ser contemplada, eu não tive sorte, e parei de pagar.

    A casa em RP era financiada também, mas conseguimos um lucro com a venda, e quitamos o terreno e tiramos toda a documentação, e ainda sobrou um pouco de dinheiro, e até sair o financiamento da CEF para a construção demorou um ano e 3 meses, mas isso foi pelo motivo de ter pego um correspondente bancário que não sabia fazer nada. E estou morando de alguel. O cronograma está com a construção para 8 meses, mas termina com 6 meses, então tudo isso demorou 2 anos, mas poderia ter sido menos, pois quando entrei com a nova correspondente em 2 meses consegui o financiamento, então se tudo desse certo moraria um ano de aluguel, então acho que compensa sim você esperar, e acredito que não será 2 anos...Abraços!!

    ResponderExcluir