domingo, 2 de outubro de 2016

27ª Semana - Casa pronta e área externa parada.

Olá, pessoal!!

Essa semana os pedreiros não fizeram nada, somente acabaram de assentar o piso e as pedras da garagem, e diminuíram os jardins que tivemos que quebrar para a vistoria do habite-se. 

A casa já está pronta, e daria até para mudar, mas prefiro esperar colocar o piso do quintal e o pintor passar o grafiato, mas no momento estamos sem dinheiro para dar continuidade, pois a última parcela da caixa é um valor bem alto. 

Essa semana peguei o auto de vistoria da Caixa, para o agendamento do fiscal pagamos R$65,00, demorou 15 dias para a vistoria, e o papel ficou pronto 4 dias depois, eu já tinha gerado a DISO e o ARO, e efetuei o pagamento do INSS da obra R$4.400,00, só que não consegui ir na Receita Federal na segunda-feira (26/09). 

A atendente da Prefeitura disse que a Receita somente atendia de manhã, então perdi alguns dias depois que peguei o auto de vistoria, e fui na quinta-feira (29/09), e sai de lá sem ser atendida, e fiquei uma hora e meia esperando, isso que o atendimento para o público é das 8h até as 11h da manhã. Daí voltei na sexta-feira mais cedo, e demorou quase 2 horas para ser atendida, e escutei um pessoal falando que tinha funcionário afastado por causa das eleições e de férias, mas enfim consegui pegar a CND (Certidão Negativa de Débito).

Sai correndo para o cartório, mas ficou faltando alguns documentos, e a moça me passou a seguinte lista: 
- Requerimento proprietário (assinado e reconhecido firma)
- ART
- CND (Receita Federal)
- Auto de vistoria (Prefeitura)
- Declaração do engenheiro enquadrando na tabela da Sinduscon, quando o imóvel for maior que 70m2 (Proprietário e engenheiro assinam e reconhecem firma).

Já estou com os papeis, somente está faltando um que o arquiteto não entregou, e foi bom escrever no Blog, pois não tinha percebido que tem que reconhecer firma. A moça no cartório disse que a averbação da obra demora entre 10 a 20 dias para sair.

Ontem conversamos com o pedreiro, e ainda falta uma quantia a ser paga, e não achamos justo cobrar os serviços, já que não poderemos efetuar o pagamento, e ele disse que não quer perder os funcionários dele, pois estão numa obra fazendo a laje, e o pessoal do piso ia ficar parado, então comentou que iam colocar o piso do quintal essa semana. 

Estou bem cansada, e trabalhando o dia inteiro, e correndo para lá e para cá, agora mesmo tenho várias provas a serem corrigidas, e ia trabalhar na escola na eleição, mas vou descansar, pois ontem trabalhei a manhã inteira na Feira do conhecimento, mas essas coisas são ótimas para distrair um pouco a cabeça. Escrevi muito!!! 

Depois coloco umas fotos do jeito que ficou o jardim.

25 comentários:

  1. Oi Amanda. Estava ansiosa para ver sua postagem sobre as taxas. Essa semana desanimei com a obra. O engenheiro veio fazer a vistoria, mas não aprovou. Eu já sabia pois ainda não terminou a pintura externa e a marmoraria não entregou as bancadas. Estamos muito preocupados, pois não dá para pegar o habite-se sem as pias. Nossa reserva já esta acabando e até recebermos a última etapa não sei como vai ser.Você já pagou todas as taxas? Quais foram e quanto ficou tudo? Obrigada pelos post tem me ajudado muito. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celyn!!!Também queria saber como estava a sua obra. O fiscal da Prefeitura encanou com o quintal, por causa da área permeável,medimos o pedreiro quebrou e no dia seguinte o fiscal foi BA obra e aprovou o auto de vistoria.Na segunda-feira ficou pronto,mas não tive tempo de ir na Receita Federal. Fique atenta,pois o atendimento é das 8h até as 11h.Vc já cadastrou a DISO e gerou o ARO,são importantes para gerar o boleto do INSS da obra.Também fazem isso não Receita Federal ,o problema é para compensar o pagamento,e lá eles te dão um papel que é a CND para levar no cartório com o restante dos documentos que postei. Graças a Deus na Prefeitura paguei R$65,00 de taxa.Amanhã escrevo comentando o valor do cartório, e ainda vou ter que pagar as taxas para reconhecer firma. Coloque pressão no pessoal da pedra,vocês precisam das torneiras.Mas o fiscal da Prefeitura Justificou a não liberação do auto de vistoria???

      Excluir
  2. Oi Amanda. Estava ansiosa para ver sua postagem sobre as taxas. Essa semana desanimei com a obra. O engenheiro veio fazer a vistoria, mas não aprovou. Eu já sabia pois ainda não terminou a pintura externa e a marmoraria não entregou as bancadas. Estamos muito preocupados, pois não dá para pegar o habite-se sem as pias. Nossa reserva já esta acabando e até recebermos a última etapa não sei como vai ser.Você já pagou todas as taxas? Quais foram e quanto ficou tudo? Obrigada pelos post tem me ajudado muito. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celyn liga para o fiscal da Prefeitura,e argumentei com ele o que aconteceu e sobre o financiamento da CEF.Também ligue no cartório para saber quais os documentos que você precisa para averbar a obra...daí você já pede para a arquiteta...não sei se em todas as cidades a documentação é a mesma, já vai atrás dessas declarações...Estou chateada, pois essa documentação já era para estar no cartório, mas trabalho o dia inteiro, e não consegui faltar...

      Excluir
    2. Oi Celyn!!!Hoje reconhecido firma das assinaturas que ficou em R$45,00,e fui ao cartório para averbar a construção, e fiquei contente, pois achei que seria um absurdo de caro, e ficou em R$489,00 , e já paguei.Também transferi um dinheiro para o prefeito assentar os pisos do quintal.Estou bem cansada,o Centro da minha cidade é pequeno,mas não encontrava um lugar para estacionar...tive que ir em dois cartórios para reconhecer firma,pous o arquiteto não tinha no primeiro, e fui ao cartório de imóveis...Estará disponível dia 13/10,mas acho que fica pronto no dia 17/10...Daí entregar na CEF. ..Hoje íamos ligar para a gerente,mas o banco está de greve...Vi num blog do Geraldo que com o habite se é CND consegue entrar em contato com a CEF para liberar a parcela,a única coisa é que sem a averbação continua pagando os juros,e não o financiamento. ..Cely espero ter ajudado...Eu só fico triste que eu deveria ter feito mais rápido essa a coisas, mas meu marido trabalha em outra cidade e eu fico o dia inteiro em sala de aula,e tenho aula no noturno...Os nossos pedreiros foram uma bênção. ..

      Excluir
    3. Não é prefeito, é pedreiro...estou escrevendo do celular...e fica tudo errado...rsss

      Excluir
    4. Amanda você ajudou muito... Eu conversei com o fiscal, mas sem as pias e torneiras não tem jeito. Hoje conversei com a marmoraria, hoje eles instalaram as bancadas dos banheiros e na quarta vão instalar a cozinha e lavanderia. Eu também trabalho em outra cidade 4 dias na semana (tb atendo particular aqui na minha cidade) e meu marido tb faz muitos trabalhos em outras cidades. Então fica bem complicado esses coisas de documentação, mas amanhã entre um paciente e outro vou na prefeitura e no cartório. Ainda bem que você já conseguiu resolver tudo, agora é só esperar e logo logo estará na sua casa. Obrigada. Beijos

      Excluir
  3. Que trabalho para tirar esse habite-se hein! Mas ainda bem que deu certo e vc ja está no fim. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!! Graças a Deus deu tudo certo!! Abraços!!

      Excluir
  4. Com o serviço chave na mão CASA PRO ERA, nós tratamos de toda a burocracia, você não tem de se preocupar com nada nós tratamos de tudo para si. Entregamos a sua casa de sonho num ano e com o orçamento acordado. Conheça mais em www.casaproera.com e descarregue o nosso catálogo com mais de 30 CASAS personalizáveis.

    ResponderExcluir
  5. É tanta papelada que dá até um desânimo!
    Imagino quando chegar a minha vez...

    ❀Uma Beijo ❀

    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Até que não é muita não...rsss. O problema é que ninguém informa adequadamente o que tem que ser feito. Não posso mais faltar no trabalho, e no momento somente estou tirando faltas médicas parciais, mas no meu caso são 3 horas, e faço tratamentos em Ribeirão Preto que fica 40 minutos da minha cidade, é muita coisa...mas tudo deu certo!!E com certeza com as dicas dos blogs vai ser bem mais fácil...e pode perguntar ... abraços!!!

      Excluir
  6. Nunca havia comentado em um blog antes, mas vale deixar aqui meus aplausos...
    De ontem para hoje li (literalmente) todas as postagens, além de muito bem escrito, a descrição detalhada ajuda demais!
    Estou em vias de começar minha obra, e já deu uma bela noção de tudo. Muito obrigado.
    A casa ficou linda e com ótimo custo. Queria ter um terreno grande como o seu, mas vamos fazer o melhor que podemos com nossos 6 metros de largura.... rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Israel! Obrigada! Eu e o meu marido fizemos o blog para ajudar outras pessoas, pois sabemos o tanto que é difícil obter informações sobre o financiamento da CEF, e aprendemos muita coisa, e hoje o que pudermos ajudar estaremos aqui para responder.Boa sorte na sua construção, e se você for atrás do financiamento da CEF, e precisar de alguma informação pode perguntar, pois sabemos bem como é ficar com dúvidas. Tenho certeza que a sua casa irá ficar muito boa!! Abraços!!

      Excluir
    2. :)
      Tem ideia de quanto ($) vai fechar o metro da sua casa?

      Excluir
    3. Gastei com o material de construção e acabamento, incluindo serviço de eletricista, e muro, enfim tudo mesmo R$134.000,00. A mão de obra ficou em R$58.000,00, as taxas da CEF ficou em R$17.000,00 e os armários da casa R$13.000,00, então tudo vai ficar em R$222.000,00, e fiz tudo o reboque do muro e vou grafitar, e coloquei piso no quintal, e até mesmo a frente da casa. O terreno tem 250 metros quadrados, e a construção 159 metros quadrados. Acabam fazendo pelo valor da construção, então o metro quadrado ficaria em R$1396,00, mas fiz a casa toda, incluindo a área externa. E pelos meus cálculos acabei gastando uns R$22.000,00 com a área externa, incluindo as grades nas janelas blindex. Se eu tirar os armários, então a obra ficou em R$189.000,00 que dá aproximadamente R$1.188,00 o metro quadrado. No cronograma consta R$1.300,00 o metro quadrado. Infelizmente a obra não saiu tudo perfeito, mas quase, e tivemos um prejuízo de R$4020,00 como primeiro pedreiro e R$3300,00 do portão que tivemos que trocar, mas o restante acabou dando tudo certo. Desculpe escrever muito!!!

      Excluir
    4. Desculpar o que?
      Super detalhada... rsrs Isso é ótimo!
      Você teve um ótimo controle dos gastos, o custo benefício ficou imbatível.
      Quanto a saga com o primeiro pedreiro e o serralheiro, só tenho a lamentar. É impressionante como as pessoas não se levam a "sério" e não se tratam nem tratam aos outros com profissionalismo.
      Aqui é bem difícil conseguir terrenos de 250 m²; o padrãozão são 150 metros. Aí dá-lhe criatividade pra fazer o projeto... rsrs

      Ah, alteraram os critérios da caixa, agora para construir tem de financiar pelo menos 150.000,00.
      No meu caso, não vou nem poder usar o FGTS, senão acaba ficando abaixo desse valor, vou ter de colocar depois.

      Novamente, muito obrigado

      Excluir
    5. Então Israel nos financiamos a construção, mas tivemos que quitar o terreno é tirar toda documentação, até a escritura e matrícula.Daí entregamos na correspondente, mas havia a opção do FGTS ou a entrada do terreno com documentação,muitas pessoas confundem,a CEF só aceita o terreno se estiver quitado e documentado.A CEF avaliou em R$110.000,00...então tivemos que pegar R$320.000,00 no contrato,e sobrou para a construção R$210.000,00.Como não usamos o FGTS na 1parcela liberaram 20% do financiamento do contrato,e isso ajudou muito.

      Excluir
    6. A maneira e a burocracia da CEF não muda,somente valores de taxas,o grande problema é que os correspondentes não sabem explicar,isso prejudica muito quem está construíndo. ..O cronograma tem que ser muito bem feito...Estou num sufoco agora, pois o arquiteto colocou R$43.000,00 na última parcela.

      Excluir
  7. Pois é, acompanhei seu sufoco.
    Meu terreno está quitado, mas essa mudança (para financiar ao menos 150.000,00) é bem receite, coisa de 45 dias.
    Por conta disso vou ter de entrar com a papelada do fgts só após iniciar o pagamento das contraprestações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel, mas program-se para incluir os valores das taxas da CEF, pois todo mês descontam R$400,00 da vistoria + a taxa de juros em relação ao que foi liberado. Tem as averbações em cartório no começo da obra, e uma taxa que antes não chegava a R$800,00, e agora está quase nos R$2200,00, não sei como é calculado, pois quando financiei a outra casa em 2010 paguei essa taxa também, e foi R$500,00. Essa mudança foi recente, esse ano, e até o ano passado não chegava nos R$800,00. Você já fez o projeto? A minha outra casa foi construída num terreno de 5x25. E tenho fotos dela nas primeiras postagens, e era bem agradável o espaço, e garagem para 2 carros. Comprei de um empreiteiro, eu adorava a casa, o acabamento foi bem simples, mas passaram massa corrida, e tinha grafiato, e morei 4 anos, e nunca tive nenhum problema, mas vendi para ficar perto do meu trabalho.

      Excluir
    2. Pois é, não tinha ideia que seriam tantas taxas... Certamente vou incluí-las no financiamento sim.
      Estou alterando algumas coisas do meu projeto, mas o inicial era para ser assim:
      http://i250.photobucket.com/albums/gg242/isinho/Recente%20ISRAEL%20ATUALIZADO_17_02-page-001.jpg

      Excluir
  8. Nossa!!! A obra em si já é super estressante... ainda mais com toda essa burocracia né... Tá certo que é pra proteção de todos os envolvidos (rsrsrsrs), mas mesmo assim é desgastante.... Boa sorte com tudo...

    Beijooos

    embuscadeumcantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatha!! Então até que eu gostei de construir, e tentei me organizar ao máximo, mas problemas acontecem, e infelizmente temos que conseguir enfrentar de uma maneira ou de outra, e sempre tomando decisões, e acho que ultimamente é o que mais estamos fazendo em nossas vidas. Sobre a documentação da CEF acredito que fizemos tudo no tempo certo, e quem pisou na bola acabou sendo o pintor. Depois um aluno meu me indicou vários pintores que são bem responsáveis, mas já passou, e o pedreiro assumiu a responsabilidade, e irão passar a textura. Ainda bem que na montagem do cronograma fomos sensatos, e não inserimos a textura, daí sim o problema seria maior. Sobre a obra acredito que acertamos em 90% de tudo, e isso já é bem gratificante. Abraços!!

      Excluir
  9. Olá tenho SENHA do site da Electrolux do programa quemindica que vende seus produtos com preços direto de fábrica acesse o site www.electrolux.com.br/quem indica coloque a SENHA 20402430

    ResponderExcluir